segunda-feira, 24 de março de 2014

Sur (Sultanato de Omã) 11-03-2014


Às 5 h já estava acordado a ouvir cantorias muçulmanas ... e às 7 h estava no café, com a Júlia, como tinhamos combinado. Tentei alugar o carro por mais uma manhã, para levar a Júlia a Wadi Shad. O preço ficou por 10 riais (20 euros). Deixei-a em Wadi e fui dar uma volta, tínhamos combinado encontrar-mo-nos passadas duas horas. Fui dar um passeio por umas vilas que ficavam perto. Quase que não se vê gente na rua, é tudo muito deserto fora das grandes cidades. Entretanto já voltei para Sur, despedi-me da minha colega de viagem (em Sur), entreguei o carro e estou à espera da camioneta para ir até ao deserto (Bus até Ibra e eu saio em Al Qabil).



No dia de ontem tive a surpresa de encontrar Júlia, que tinha-mo-nos conhecido na estação das camionetas em Muscat. Levei-a a Wadi Shad, pois ela tinha medo de ir sozinha e perder-se ... depois aproveitei para dar mais umas voltas.





Já com a Júlia no carro voltei para Sur, onde deixei a viatura na agência e despedi-me da alemã. Como só tinha camioneta para o deserto (para onde eu pretendia ir) às 14.30, tentei ir ver se conseguia comprar um voo para o Kuwait. A agência estava fechada. Não está fácil comprar o voo. Agora estou a comer qualquer coisa e à espera do Bus para Ibra.



O sistema de táxis em Omã funciona de uma maneira muito simples: na estrada manda-se parar um carro, que esteja a passar, e no caso dele parar, pergunta-se se ele vai para determinado sítio e qual o preço que cobra para nos levar. Assim funciona um sistema fácil de transporte. Fui avisado que podia ser perigosa tal prática ... mesmo assim utilizei este sistema, diversas vezes. Não há muitos transportes públicos entre localidades.


Já dentro do Bus, a viagem ate Al Qabil demorou cerca de duas horas. Depois de uma pequena confusão sobre onde devia parar, lá estava eu na "Al Qabil rest house"... para perguntar sobre o preço de um alojamento no deserto. Ficava tudo por 55 riais. Dormida num acampamento e um passeio de meia hora no deserto, aceitei, e meia hora depois lá estava o homem que me levaria ao deserto.



Sem comentários:

Enviar um comentário